Tokyo / parte 1

- Hola!
- Como andas? Escuchame hay un laburo en Tokyo...vos podrás ir?
- He...Tokyo? Sí sí pero ojo que me voy a Italia de vacaciones en abril, no se sobrepone no?
- No no eso es ahora, el evento se inaugura el 4 de marzo.
Estávamos às vésperas do Carnaval, final de fevereiro, meu sócio me ligou de Buenos Aires e de repente eu tinha que ir para o outro lado do mundo coordenar a montagem de um estande num evento internacional. A ficha demorou a cair pois tudo o que me preocupou num primeiro instante foi: passagem, visto e que essa convocação inesperada não “atrapalhasse”minhas sonhadas férias na Itália, que contei num post anterior.
Agradeci imensamente que o visto para o Japão leve apenas 2 dias úteis para ficar pronto. Eu tive apenas pouco mais de 1 semana para organizar tudo! Aí, veio a 1ª grande questão: AONDE se hospedar?! Tipo qual bairro é a melhor opção, acessibilidade até o pavilhão onde seria realizado o evento, uff...olhar um mapa no Google foi pouco e nada, era um mistério essa cidade, sua lógica, etc. Consultei meu blog amado Viaje na Viagem, grupo de Brasileiros no Japão  no facebook, tudo para ir pegando dicas e tirando minhas conclusões.
Decidi reservar um hotel perto da Tokyo Station por 1 noite (quase sempre quando há uma estação central, é um interessante ponto de chegada) e depois passar para um apartamento que procurei por Air bnb. Eu iria ficar 11 dias lá e um apê seria beeem mais em conta. É claro que sair da “zona de conforto” de um hotel com toda sua estrutura e alugar um apê numa cidade tão desconhecida e com costumes tão diferentes foi fruto de uma certa dose de ousadia, mas...essa sou eu rsrs.
Para a passagem, pesquisa de praxe para comprar preços e por sorte a melhor opção era da minha cia. favorita hoje, a Emirates. Rio-Dubai-Tokyo. Rio-Dubai-Tokyo, cara. Aí comecei a olhar o mapa mundi com mais atenção. E confesso que deu um friozinho na barriga...eu iria cruzar  t-o-d-o  o mapa e estar  24horas no futuro!
Cheguei a Tokyo às 19h de uma noite chuvosa; desembarque, fila da imigração, peguei minha mala e fui logo alugar um celular local e trocar algo de dinheiro local (yenes). Uma olhada rápida nos balcões de transporte e shuttles e leip “Bus to Tokyo Station”. Beleza, vamos nessa. Chegando ao hotel, na região de Chuo-ku, o quarto era confortável, porém mínimo em m2, os banheiros são módulos pré-fabricados que ficam como que “encaixados” na construção e todos têm aqueles míticos botões eletrônicos nos vasos sanitários. E aí já percebo também que se, nem a moça da recepção falava inglês, a comunicação poderia ser mais complexa do que eu pensava.

Antes de ir dormir para descansar da viagem, desço para comer algo e o que me salva é que os menus costumam ter a foto do prato. E o gesto de apontar a cerveja da mesa vizinha é universal! Resumo da 1ª noite é só ver as fotos aí embaixo.

> en español
- Hola!
- Como andas? Escuchame hay un laburo en Tokyo...vos podrás ir?
- He...Tokyo? Sí sí pero ojo que me voy a Italia de vacaciones en abril, no se sobrepone no?
- No no eso es ahora, el evento se inaugura el 4 de marzo.
Estábamos por arrancar el Carnaval, mi socio me llamó desde Buenos Aires y de repente yo tenia que ir para el otro lado del mundo a coordinar el montaje de un stand en un evento internacional.
Agradecí enormemente que la visa para Japón tome sólo 2 días para prepararse. Tenía poco más de 1 semana para organizar todo! Luego vino la primera gran pregunta: ¿DÓNDE quedarme?! Qué barrio seria la mejor opción, como seria la accesibilidad al pabellón del evento, etc... mirar un mapa en Google no ayudó mucho pues era un misterio esa ciudad, su lógica, etc Consulté a un grupo de brasileños en Japón en facebook, todo para ir recogiendo sugerencias y tomando mis conclusiones.
Decidí reservar un hotel cerca de Tokyo Station por 1 noche (casi siempre cuando hay una estación central, es un punto interesante) y luego pasar a un apartamento que busqué por www.airbnb. Me quedaría allí 11 días y en depto era bastante más barato. Por supuesto, salir de la "zona de confort" de un hotel con toda su estructura y alquilar un depto en una ciudad con costumbres tan desconocidas y diferentes fue una cierta osadía, pero ... esa soy yo jeje.
Por el pasaje por suerte la mejor opción era mi cia. favorito hoy, Emirates. Dubai-Rio-Tokio. Dubai-Rio-Tokio, hombre. Entonces empecé a mirar el mapa mundi más de cerca y confieso que senti  algo en el estómago ... Me cruzo todo el mapa y voy a estar 24 horas en el futuro!
Llegué a Tokio a las 19h de una noche lluviosa; aterrizaje, inmigración, agarrro mi valija y pronto fui a alquilar un telefono local y cambiar algo de plata. Un rápido vistazo a las tiendas de transporte y leo "autobús a la estación de Tokyo." Belleza, vamos! Al llegar al hotel, en la zona de Chuo-ku, la habitación era cómoda, pero econimizan cada m2 y los baños son módulos prefabricados como incrustados en la construcción. Me di cuenta también que ni la chica de recepción hablaba Inglés...la comunicación podría ser más compleja de lo que yo pensaba.

Antes de ir a dormir para descansar del viaje, bajo a comer algo enfrente  y lo que me salva es que los menús suelen tener una foto del plato. Y el gesto de señalar con cerveza en la mesa de al lado es universal! : )

No hay comentarios:

Publicar un comentario