Bienvenidos a la Tierrita!!

Quando decidi aprender espanhol e obviamente não sabia nada, achava que era tudo a mesma coisa fosse qual fosse o país "hispano". 
Com isso, minha professora era uma brasileira de origem gallega - do verbo Galicia, Espanha - eu assistia CNÑ (eñe) e resolvi usar a música também como forma de aprendizagem. Comprei um discman (lembram disso?!) e um cd da Shakira.
Mêeeeeu, não entendia  n a d a.  Eu gosto dela, me parece super carismática e tal, mas eu saquei que quando entendesse o que a Shakira cantava estaria falando muuuuuuuito espanhol. Alguns anos se passaram, já cursei uma pós e dei aula em Buenos Aires mas agora enquanto escrevo, escutando o Unplugged de 1999 continuo sem entender rsrs.
O fato é que numa época em que as opções de idioma no Colégio eram Inglês ou Francês, apesar do resto do nosso continente falar Espanhol, minha curiosidade a respeito dos (outros) países latinoamericanos foi crescendo. 

Tive pouco tempo para ler a respeito da Colômbia no meu blog preferido - o Viaje na Viagem - antes de viajar, mas foi bacana pois o fator surpresa pôde agir um pouco mais. O propósito da minha ida era trabalho mas obviamente meus planos incluíam passeios posteriores ao job.
O voo direto a Bogotá durou 6h num Airbus Avianca igual aos que fazem a ponte aérea RJ-SP, talvez por isso a princípio parecia que eu iria logo ali mas depois foi caindo a ficha que eu cruzaria todo o Brasil, estaria acima da linha do Equador e com 3h de diferença no fuso horário (1h por conta do horário de verão brasileiro).

Bogotá, antigamente chamada Santa Fe, está a 2.600m de altitude e se sente, é a 3a capital mais alta da América do Sul, a temperatura média de 15 graus durante minha viagem era bastante agradável mas o leve cansaço ao caminhar se notava. A cidade, que tem cerca de 8 milhões de habitantes, é cosmopolita, entrar num shopping ali não é muito diferente de Miami em quanto à presença de marcas famosas de roupa e alimentação, por exemplo. A zona onde ficava meu hotel, a Parque la 93, é tipo Leblon (Rio) ou Palermo (BsAs) e perto fica a chamada zona T ou Rosa, ainda mais movimentada pelos bares e lojas.

Na sexta depois do trabalho quis logo conhecer algum lugar bacana, com música e boa comida. Todas as recomendações apontavam para o mesmo bar: Andres Carne de res DC. Gente, que lugar legal!! É uma mistura de bar, restaurante, night, com performances e todo mundo dançando entre as mesas conforme a noite avança. A decoração "felliniana"é uma atração à parte, acho que cada vez que alguém volta a ir lá deve encontrar mais um detalhe que ainda não havia visto.
Peguei uma mesa tipo panóptico desde onde eu podia observar todo o movimento...e também ser observada rsrs logo veio um dos clowns da casa me trazer uma faixa dizendo "Bienvenida a la Tierrita". A baladinhas aqui começam cedo, cheguei 20h e já estava lotado, mas foi bacana esperar no bar bem na saída dos pratos e ir só observando o que eu ia pedir depois.


Daiquiri de fresa (morango), carne lomo al vino tinto e depois um drink tipo sorbet que foi um dos mais gostosos que já provei: Limoncello se chamava, como o licor. A questão é que cada drink continha aprox. 500ml e eu estava há um tempo sem tomar álcool...então...bem, no dia seguinte depois de passar pelo pavilhão onde estava sendo montado o evento fui para o centro histórico.

Era hora de visitar a velha Bogotá e provar pratos típicos. A Plaza Bolívar é o ponto principal, com o Palacio de Justicia, Capitolio Nacional, Palacio Arzobispal e a Alcadía em seu perímetro. Ali, naturalmente encontramos o lado mais pitoresco da capital, com edificações que remetem à época em que a praça ainda era um mercado e plaza de toros. Posturas políticas à parte, Simón Bolivar foi a grande figura na formação do continente Latinoamericano e da libertação contra os espanhóis, tendo sido Presidente da Venezuela, fundou a Gran Colombia e Bolivia, além de ter atuado também no Peru e Equador, entre outros feitos.
Convém dar uma passadinha no posto de info turística e percorrer as imediações com a guia que relata algumas curiosidades históricas in situ; eles não cobram nada por isso mas a gorjeta é mais que merecida. 



Parte dos museus a visitar também é grátis, como o Museu Botero (que se interliga com a Casa da Moeda e outro museu de Arte Moderna) e o Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez, uma das maravilhosas obras em tijolo à vista do Arquiteto Rogelio Salmona.

Aliás, o tijolo é um elemento que merece um parénteses, afinal a Arquitetura não é só para Arquitetos. O tijolinho aparente está presente em grande parte das edificações da cidade, sejam institucionais ou residenciais, e com grande qualidade em volumetrias que melhoram a vivência do espaço urbano. 


Ajiaco, guarde este nome. Eu havia ido ao centro também para provar o melhor da gastronomia local, lembram? Esse ensopado cremoso de batatas com frango e um toque de creme de leite é  d e l i c i o s o. Batata é coisa séria na Colômbia, assim como no Peru, há diversos tipos e cores e muito mais saborosas do que as que conhecemos. 

A essa altura eu já estava repetindo algumas expressões locais: "un momentico" (1 minutinho), "que pena" (desculpe, sinto muito) rsrs 
No domingo, a melhor pedida sem dúvida foi passar a manhã no bairro de Usaquén e aproveitar o mercado de rua, com artesanato, comidas e música popular.



A grande oferta de cultura e a presença das principais universidades na cidade não é à toa. O habitante de Bogotá é, em geral, muito educado. A cidade é limpa. Sim, existe a periferia como a conhecemos, claro...mas se compararmos por exemplo a organização urbana e a segurança de Ipanema com Parque la 93, ganham eles.
Inclusive em algumas atividades notei mais qualidade de execução do que no Brasil, por exemplo passei por um canteiro de obras cujo "escritório" estava montado em estrutura metálica super caprichada e estável, quando muitas vezes aqui são feitos de madeira elevados por sobre a calçada e dá até medo passar por baixo.

O grande paradoxo está em como eles se comportam no trânsito: coisa de loucoooo.
A cidade se organiza em torno a Avenidas, Calles e Carreras (ruas), e a orientação é norte-sul e oriente-ocidente. O oriente seria a cadeia montanhosa perpendicular às Calles.

Existe neles uma grande preocupação em se libertar do estigma dos anos 80 - se você assiste a série "Narcos" vai entender do que estou falando - que foi um período negro na história colombiana e contribuiu para formar uma imagem negativa do país. Da guia de turismo ao motorista de taxi, todos te falam a mesma coisa: "Que bom que vc está gostando, as pessoas deveriam saber que a Colômbia não é só aquilo que falam de tráfico de drogas, etc". E é verdade!






De Bogotá, fui passar 5 dias em Cartagena de Indias. 
Aguardem o próximo post!

foto panorâmica: Google

No hay comentarios:

Publicar un comentario